segunda-feira, 21 de julho de 2008

SERMÃO - 06 DE JULHO (COMUNIDADE PRESBITERIANA)

COMO DEVEMOS AGIR EM MEIO ÀS PROVAÇÕES?
E O QUE ELA PRODUZ EM NÓS?

Tiago 1: 1-4

O autor da Carta de Tiago provavelmente era irmão sangüíneo de Jesus. Era chamado de “Tiago, o Justo” ou “Tiago, o Reto” na igreja primitiva.

Esta carta foi escrita, com objetivo de auxiliar cristãos judeus que moravam fora de Jerusalém e que estavam passando por grandes aflições. Eles estavam sendo perseguidos pelos homens da sua própria nação, pela polícia local. Esta perseguição, no primeiro século, era movida tanto pelos judeus, como também, pelas autoridades romanas. Era um momento de crise e de grande agonia para aqueles irmãos que estavam sendo duramente provados quanto à fé que professavam no Senhor Jesus. A carta toda nos revela que, além de estarem passando por todos aqueles problemas, aqueles cristãos tinham outra dificuldade: a falta de maturidade cristã.

Em uma leitura completa do livro podemos identificar alguns problemas que aqueles irmãos estavam passando. Pois entre eles haviam: Mundanismo; Eles estavam costumavam falar mal uns dos outros; nunca estavam satisfeitos com as providencias de Deus e sempre murmurando; eles possuíam um grande preconceito quando aos irmãos mais pobres.


Objetivo da carta de Tiago é duplo:
1 – Confortar os aflitos.

2 – Exortar, corrigir e fortalecer a vida daqueles irmãos a fé cristã, para que o testemunho do evangelho não ficasse prejudicado pelas dificuldades que aqueles irmãos estavam passando.

Alegria (v.2)
Nesse momento o autor referisse a todos os crentes chamando os de “meus irmãos”, ele trabalha a questão de como devemos nos colocar diante das provações. Em outras palavras o autor esta querendo dizer: Considerai as vossas provações com completa alegria.

Perseverança (v. 3)
As provações são recebidas com alegria, quando temos o conhecimento de que elas são permitidas por Deus para um determinado propósito. Quando a nossa fé é provada nós temos a oportunidade de desenvolver a perseverança.

Maturidade (v.4)
Podemos notar que a estrada para a perfeição é pavimentada com tribulações e provações. Não há outro modo de polir as rochas, a menos que se use um abrasivo. Em outras palavras, após as provações serem vencidas, através da confirmação da fé, Deus nos dá a oportunidade de desenvolvermos a perseverança e temos a recompensa de sermos tratados quanto à maturidade do nosso caráter (Rm 5.3).

Devemos olhar para as provações com alegria não por causa daquilo que são mais devemos nos alegrar nos resultados que são produzidos

Nenhum comentário: