segunda-feira, 28 de julho de 2008

SERMÃO, 27 DE JULHO DE 2008 (Comunidade Presbiteriana)

JESUS, A MAIOR PROVA DO AMOR DE DEUS POR NÓS!
1 João 4.9-10

Redescobrindo o verdadeiro amor; que vai muito mais além das palavras
e se revela a nós num ato de total entrega.

É bem provável que você já tenha visto muitas pessoas dizendo que se amam. A frase “eu te amo” é uma das mais faladas no mundo. Mas o amor que temos visto por aí é, muitas vezes, um amor por troca ou interesses; às vezes amor é procurado para satisfazer um prazer pessoal e momentâneo. Eu quero afirmar que Deus te ama! E não apenas te ama, mas prova o amor dEle por você.
Conta-se a história de um homem que, um dia, ao passar pela casa de seu vizinho, notou que ela pegava fogo. Uma senhora idosa havia sido resgatada, mas seu pequeno neto estava preso em um quarto. Arriscando a própria vida, ele subiu por um cano de ferro ao lado da casa. Agarrou o menino e o trouxe em segurança para fora. Mas as suas mãos sofreram terríveis queimaduras. Algum tempo depois, aquela senhora morreu e o menino ficou disponível para adoção. Compareceram três pessoas, entre elas o homem que o salvara do incêndio. Depois que as duas primeiras pessoas falaram sobre o desejo de adotar o menino, o homem se aproximou e mostrou algo que os outros não tinham – as mãos marcadas para salvar a criança. Ele já havia pago o preço da adoção.

Jesus também pagou o preço por nossa redenção. E tudo isto motivado pelo grande amor de Deus. O amor de Deus é gratuito espontâneo e não causado por nada nem por ninguém. Deus não nos amou porque nós O amávamos, mas nos amou antes de nós termos uma só partícula de amor por Ele. Se Deus nos tivesse amado em resposta ao nosso amor, então o Seu amor não seria espontâneo; mas visto que Ele nos amou quando nós não O amávamos, é claro que o Seu amor não foi influenciado.

Jesus é prova de que Deus nos ama porque:

1. Ele veio para nos dar vida (v. 9)
Todos nós estávamos mortos! O pecado nos traria a condenação eterna, mas, Cristo foi enviado por Deus para nos dar vida plena, completa, eterna. Que amor maravilhoso! Nós não temos nada para oferecer a Deus, a não ser a nossa própria vida que já pertence a ele! Esta foi a maneira que Deus escolheu para demonstrar seu amor por nós. Sem reservas, em total entrega (João 3.16; Romanos 5.8; Romanos 6.23; João 10.10; João 4.14; João 10.28).


2. Ele veio nos religar ao Deus
(v. 10)
O homem após o pecado de Adão e Eva já nasceu com uma dívida. Uma conta que jamais poderia ser paga por si só e que levava-nos ao inferno. Deus, pelo seu grande amor, decide resolver esta situação enviando Jesus como propiciação, ou seja, sacrifício que aplaca a ira de Deus. Naquele dia Jesus pagou a dívida de todos nós e nos concedeu o direito de desfrutarmos da presença do Pai. Ele agiu em nosso favor, em nossa direção.


Lembra da história que contamos no começo? Agora imagine: Será que aquele menino iria recusar o amor daquele homem que se sacrificou por ele!? E você, após entender tudo o que Deus fez por você vai continuar resistindo ao amor de Deus? Deus já provou o quanto ele te ama e o quanto ele quer te fazer feliz. Ele quer te dar a paz, a alegria, a segurança, o cuidado e o amor que você tanto precisa. Ele quer te fazer sorrir e enxugar do teu rosto toda a lágrima. Ele quer te lavar, te purificar e te dar uma nova vida. Não perca a oportunidade, aceite hoje, agora, o Deus único e verdadeiro que já provou que te ama entregando o seu filho Jesus! Amém!

Pr. Diego Ramon

Nenhum comentário: